Ouro Preto e Circuito do Ouro Convention & Visitors Bureau

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Fotos:
Marcelo Bessa

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Fundação

O Ouro Preto e Circuito do Ouro Convention & Visitors Bureau é a organização de marketing e promoção de turismo de Ouro Preto e do Circuito do Ouro. Foi fundada em Ouro Preto, em maio de 2005, pelos presidentes de associações comerciais dos municípios do Circuito do Ouro, como resultado de uma articulação entre essas entidades empresariais, liderada pela Associação Comercial de Ouro Preto (ACIAOP).

Em setembro do mesmo ano, 2005, foi constituído o primeiro corpo diretivo - Conselho Deliberativo e Diretoria Executiva, além de Conselho Fiscal.

Participaram das assembléias de fundação e de organização do primeiro corpo diretivo, como sócias-instituidoras, os presidentes das associações comerciais de Ouro Preto, Itabirito, Ouro Branco, Caeté, Nova Lima, Raposos, Nova Era, Santa Bárbara, Barão de Cocais, Piranga e Sabará. As associações de Itabira e Mariana também aderiram posteriormente.

Antecedentes

Da adversidade à realidade

A constituição do Ouro Preto e Circuito do Ouro Convention & Visitors Bureau foi o ponto culminante de uma ação iniciada em 1997 no âmbito da Associação Comercial de Ouro Preto.

Fortes chuvas que castigaram Ouro Preto no início daquele ano levaram ao deslizamento e à interrupção total de um trecho da principal entrada da cidade. A indefinição inicial dos governos municipal, estadual e federal sobre quem teria a responsabilidade pela obra de reconstrução agravou o problema com a ampliação gradativa do deslizamento nos meses seguintes e do custo dos serviços. O restabelecimento da passagem somente foi concretizado 14 meses depois, já no Carnaval de 1998.

Apesar de Ouro Preto possuir outras vias de acesso, a temporada turística de 1997 ficou totalmente comprometida, prejudicada pelas notícias ampliadas nos órgãos de imprensa, inclusive de que monumentos da cidade estariam condenados, um exagero sem fundamento. Certamente o problema foi grave, mas localizado, trazendo mais transtornos principalmente para a vida do dia-a-dia da cidade do que propriamente para turistas visitantes.

Mas o turismo sumiu e os empresários, atingidos em cheio em suas atividades, buscaram apoio na sua entidade de classe, a associação comercial. Pela atuação da Câmara de Turismo da entidade, chegou-se à conclusão de que os negócios não poderiam ficar à mercê da mídia negativa, e nem esperar socorro do setor público para desfazer a imagem na imprensa. As ações dos empresários, com suporte de profissionais de comunicação, evoluiram para a criação do Bureau de Informação e Divulgação Turística de Ouro Preto, destinado a promover o município.

Em 1998, o Bureau idealizou a campanha Ouro Preto 300 anos, levando à uma promoção da cidade jamais vista anteriormente, principalmente pela positiva adoção do filme da campanha pela TV Globo Minas. O plano inicial previsto de transformar o Bureau de Informação no Convention & Visitors Bureau de Ouro Preto, porém, não chegou a se concretizar em 1999.

Com o Programa de Regionalização do Turismo do governo federal, implantado nacionalmente a partir de 2003, levando à criação oficial dos circuitos turísticos, a ação anterior dos empresários de Ouro Preto, da Câmara de Turismo e do Bureau de Informação e Divulgação Turística foi retomada pela diretoria da Associação Comercial em 2004, ampliando o alcance da idéia com o convite às associações co-irmãs das outras cidades e levando, finalmente, à concretização do Ouro Preto e Circuito do Ouro Convention & Visitors Bureau.

A adversidade inicial originou a idéia. E a idéia evoluiu, dando lugar à concretização da realidade.

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